A alergia é uma forma específica de doença inflamatória, que pode comprometer a mucosa oral e nasal, causando diferentes tipos de doenças, como rinite, e pode afetar também a superfície ocular. Muitas vezes, os agentes desencadeantes dos sintomas oculares estão relacionados ao uso de lentes de contato e/ou maquiagem. Entretanto, essa situação não é exclusiva, e existem outros agentes causadores de alergia nos olhos.
A doença caracteriza-se principalmente pelo contato com o agente causador da alergia, e os sintomas mais comuns são prurido, olhos vermelhos, sensibilidade à luz e inchaço das pálpebras.
A alergia também pode desencadear algumas complicações ou doenças mais sérias como glaucoma, catarata, úlceras de córnea, infecções secundárias e ceratocone, complicando ainda mais a qualidade de vida.
Quando sentir qualquer um dos sintomas, a pessoa deve procurar o seu oftalmologista. Além do tratamento antialérgico geral ou sistêmico, feito com outro especialista, o paciente deve usar medicações oculares que diminuam os sintomas.
Usuários de lentes de contato devem suspender o uso, pois as lentes podem agravar a situação. O médico deve investigar com o paciente qual é o agente causador da alergia para mantê-lo afastado dele. Porém, isso nem sempre é fácil de identificar. A alergia ocular não tem cura, mas em crianças tende a diminuir com o tempo.
Marco Canto, oftalmologista (Curitiba)