As barras de cereais em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo consideradas um lanche saudável, podendo ser perfeitamente consumidas no lugar de um sanduíche com pão de centeio, peito de peru e alface. Uma barra de cereal pode oferecer quantidades de nutrientes semelhantes, porém os micronutrientes são diferenciados.
A diversidade de alimentos é que vai fornecer todas as vitaminas e minerais de que necessitamos. O ideal é não tornar a alimentação monótona. Varie lanches e barras de cereais de acordo com as suas necessidades.
Para quem não tem tempo para consumir um lanche e sai direto do trabalho para a academia, as barras de cereais fibrosas são ideais por serem compostas predominantemente por carboidratos de rápida absorção (glicose), estando prontamente disponível para elevar a glicemia logo após a ingestão.
O ideal é fazer algum lanche antes do exercício porque sem glicogênio (que é a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldades de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível.
Além disso, existe o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) que provoca tontura e até mesmo desmaio. Um lanche leve com frutas, torradas ou biscoitos integrais é suficiente para sentir mais disposição, acelerar o metabolismo e melhorar a performance.
Paola Lara, nutricionista