Inicialmente, vale esclarecer que a hipertensão arterial sistêmica, ou pressão alta, é uma doença crônica que atinge cerca de 30% da população adulta no Brasil. Algumas modificações no estilo de vida, como ter uma alimentação saudável, controlar a ingestão de sal e álcool, não fumar e praticar exercícios físicos, devem fazer parte do tratamento de quem possui hipertensão.
Além da possibilidade de reduzir a pressão arterial, a prática de exercícios auxilia na redução do peso, no tratamento das dislipidemias, na resistência à insulina e controle do estresse. Os exercícios mais indicados são os chamados aeróbicos, como caminhar, correr, nadar e pedalar, que comprovadamente podem reduzir a pressão arterial mesmo após uma única sessão de exercícios. Essas atividades aeróbicas devem ser feitas pelo menos cinco vezes por semana, de 30 a 60 minutos, de forma moderada.
Os exercícios resistidos, popularmente conhecidos como musculação, também devem fazer parte do programa de exercícios, com uma frequência semanal de duas a três vezes, não devendo ser executados em alta intensidade. Utilizar roupas e calçados próprios para a atividade, manter-se hidratado, realizar um aquecimento antes e alongar-se no final também são pontos importantes para uma prática adequada.
Em geral, as pessoas com hipertensão podem se beneficiar com a prática de exercícios físicos, porém é necessário uma prévia avaliação do cardiologista e a orientação de um profissional de educação física.
Alexandre Antunes Imazu, educador físico (Londrina)