Embora não se conheçam problemas sérios e permanentes, o hábito de assistir TV muito de perto não é recomendável. Assistir TV de perto pode provocar cansaço/tensão visual, uma vez que a pessoa força a acomodação e a convergência.
O ideal seria manter uma distância mínima de dois metros ou pelo menos três a cinco vezes a altura da tela da TV, em local iluminado e com os olhos ao nível da mesma. O ambiente escuro contrasta a luminosidade da TV, podendo causar desconforto. Recomenda-se um ambiente com luminosidade equilibrada (sem luz excessiva ou escuro demais).
A TV em posição muito elevada pode causar desconforto postural e intensificar os sintomas de olho seco. Uma vez que mantemos o olhar fixo e concentrado ao assistir à TV, ocorre diminuição do ritmo de piscar, o que favorece o aparecimento de queixas como olho vermelho, ardência, embaçamento visual, entre outros, causados pelo ressecamento da superfície ocular.
O desconforto causado pelo ato de ver TV muito de perto costuma ser transitório. Contudo, nos casos de crianças ou mesmo adultos que não conseguem ver TV seguindo os padrões recomendados, faz-se necessária uma avaliação oftalmológica para descartar doenças oculares e/ou déficit visual.
Erika Hoyama, oftalmologista