Tire suas Dúvidas

Arritmia cardíaca é preocupante?

25 ago 2011 às 16:07

A arritmia é uma anormalidade no ritmo dos batimentos cardíacos. A arritmia pode se apresentar como uma pausa temporária, a ponto de não ser percebida. Mas pode também gerar alterações mais importantes. O coração pode bater muito lentamente (bradicardia) ou muito rapidamente (taquicardia). Bradicardia é quando o coração bate a menos de 60 vezes por minuto e a taquicardia é quando são mais de 100 batimentos por minuto.

Pode ser sentida, por vezes, apenas como uma discreta palpitação, ou sensação de tremor no tórax ou pescoço. As arritmias mais graves podem impedir o coração de bombear adequadamente o sangue para o corpo. E essa deficiência pode gerar sensação de cansaço, fraqueza, tontura, visão turva e até perda de consciência, sendo que pode inclusive levar à morte.


As arritmias podem ocorrer em indivíduos com coração normal, que em geral são consideradas menos graves. Nos indivíduos que tem função do coração alterada, alguns tipos de arritmia podem trazer riscos maiores, inclusive levar a uma parada cardíaca. Portanto, a melhor prevenção é a realização de check-up cardiológico, para um diagnóstico precoce das doenças do coração que podem ser causa de arritmias.

Laércio Uemura - cardiologista (Londrina)


Continue lendo