Tire suas Dúvidas

Ansiedade e chocolate pioram a acne?

06 dez 2009 às 18:55

A acne, também conhecida por ‘espinha’, é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos, que são constituídos de pêlo e glândula sebácea. Esta glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. Não existe comprovação científica de que o chocolate cause a acne. O sebo encontrado na pele e a gordura proveniente dos alimentos e armazenada nas células adiposas são substâncias diferentes.

A associação do chocolate com a acne costuma ocorrer por um erro de interpretação. O chocolate é muito consumido em situações de ansiedade e nestes momentos, em geral, a acne piora pela ação hormonal e pela manipulação das lesões (espremer as espinhas). O chocolate escuro pode trazer benefícios para o corpo, desde que não consumido em excesso. Ele possui flavonóides, que são antioxidantes inibidores da formação de células cancerígenas. Já o chocolate branco possui alta concentração de gordura, pois é feito da manteiga de cacau e não possui os mesmos flavonóides que fazem bem para o organismo.


O chocolate também é um estimulante para o sistema nervoso. A cafeína e a teobromina são as responsáveis por tal efeito. Outro motivo para a popularidade deste alimento é o prazer que causa, principalmente durante a TPM, propiciando uma enorme sensação de bem-estar devido à presença de triptofano, que estimula a produção de serotonina.


Contêm também gorduras monoinsaturadas, que são as ‘gorduras do bem’, pois aumentam a produção do colesterol HDL (bom) e diminuem o colesterol LDL (ruim), reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.


Outra substância encontrada no chocolate é a feniletilamina, também conhecida como ‘hormônio da paixão’. Isso explica o porquê de pessoas na vigência de uma desilusão amorosa recorrerem ao chocolate.


Então, o que causa a acne? Na realidade, ela está relacionada a estímulos hormonais (andrógenos, que são hormônios masculinos) sobre as glândulas sebáceas da pele, à obstrução dos poros e à infecção por bactérias, como o Propionibacterium acnes. Portanto, não passa de mito a relação de chocolate com acne, não ocorrendo o mesmo quanto à ansiedade.

Leandro Neme, dermatologista


Continue lendo