Graças à amamentação, a criança adquire força e coragem para encarar a vida. Ela é um dos meios para que o desenvolvimento do bebê ocorra da maneira adequada. Os benefícios não são apenas em aspectos nutricionais e imunizadores do organismo, o ato de amamentar é fundamental - também - para o correto crescimento e desenvolvimento da face. Os movimentos realizados pelo bebê ao se alimentar no seio da mãe exercitam a musculatura facial e também a respiração.
Ao fazer a sucção e a deglutição, a criança fortalece os músculos e encaminha a formação dos ossos da maneira correta. Ao mesmo tempo, ela cria um padrão de inspiração e expiração pelo nariz, que se encaixa com o trabalho da região da boca.
A criança sente duas necessidades: de alimentação e de sucção. Ou seja, ao amamentar não basta garantir que ela ingeriu todo leite que queria, é necessário que satisfaça a vontade de exercitar a região bucal.
Durante o processo, o bebê posiciona os lábios e a língua sobre o mamilo de forma a controlar a entrada de leite, vedando possíveis passagens de ar. Com essa disposição dos músculos, a deglutição é realizada corretamente e sem o risco de engasgar. Podem ser feitas de 5 a 30 sucções por minuto, dependendo da fome.
A boa formação da estrutura do rosto e da musculatura também influenciará outra função essencial: a fala. Amamentar também significa preparar a criança para falar, o posicionamento sobre o mamilo estimula os pontos articulados que produzirão os fonemas.
O ato de amamentação naturalö pode ser considerado como ''um verdadeiro aparelho ortopédico facial''.
Nilse Köholer, fonoaudióloga, e Gerson Kohler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (Curitiba)