Amamentar o bebê é o melhor presente que uma mãe pode dar ao seu filho. Auxilia no desenvolvimento correto da dentição e traz várias outras vantagens.
É que a amamentação envolve muito mais do que satisfazer a fome da criança de forma natural e saudável. Ela preserva parte da ligação física entre a criança e a mãe, fazendo com que o bebê sinta-se protegido e amado. E, por isso, ajuda a evitar, ou pelo menos adiar, o uso da chupeta, da mamadeira e do dedo, todos artifícios que prejudicam a saúde bucal da criança.
O esforço exigido da criança durante a amamentação é muito maior, se comparado ao que ela usaria com a mamadeira. A sucção auxilia o desenvolvimento dos músculos da face, favorecendo o crescimento adequado da região ao exigir o posicionamento correto da língua, que melhora o ato de engolir.
Além disso, prepara a própria função mastigatória da criança para os alimentos duros no futuro. Os movimentos realizados pelos músculos da face, de avanço e retração, durante o aleitamento, viabilizam o crescimento da mandíbula e o bom posicionamento dos dentes de leite.
O aleitamento previne também a síndrome do respirador bucal (quando a criança só consegue respirar pela boca), problemas na fala e o aparecimento de dores articulares.
Mesmo assim é importante ressaltar que as mães que amamentam também precisam dedicar uma atenção especial à higiene bucal do bebê, principalmente após a erupção dos primeiros dentes. Sem este cuidado, o leite materno também pode provocar cáries.
Andrezza Astafieff Ozelim, odontopediatra