Tire suas Dúvidas

Alimentos ajudam a aliviar o stress e recobrar o ânimo?

13 out 2009 às 19:30

A alimentação exerce um papel fundamental no combate ao stress. Quando estamos muito estressados, o organismo rapidamente esgota o suprimento de glicose (açúcar do sangue), nosso principal combustível. Tão logo isso ocorra, com receio da falta de energia, ele começa a desgastar as proteínas existentes no músculo, fonte de energia mais rápida do que a gordura do corpo.

Para que isso não aconteça, é recomendado um aumento no consumo de carboidratos, representantes da mais rápida fonte de glicose, além de uma quantidade suficiente de proteínas na dieta, para impedir o desgaste muscular. Você pode encontrar os carboidratos em pães, massas, arroz, frutas, cereais, e as proteínas, em leite e derivados, carnes, peixes, aves e soja.


Apesar da indicação destes alimentos como ‘terapia ao stress’, eles não devem ser consumidos em grande quantidade, devido, principalmente, ao seu teor calórico.


Uma alimentação equilibrada composta por uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais compensa as vitaminas e minerais perdidos devido ao stress, suprindo as carências do corpo pelas vitaminas A e C e outras vitaminas do complexo B.


Para aliviar o stress, é necessário realizar refeições regulares e saudáveis, desde o café da manhã. Os alimentos com alto teor de gordura, de difícil digestão, como carnes gordas, frituras e bacon devem ser evitados. É preciso também controlar a ingestão de álcool e bebidas com cafeína, duas substâncias estimulantes, que podem aumentar a sensação de nervosismo. Em vez delas, experimente chá de ervas, leite desnatado, suco de frutas ou refrigerante sem cafeína.


E, quando o stress apertar, de repente, tenha sempre frutas secas à mão, como uva-passa, banana-passa e maçã desidratada. Este tipo de alimento é fonte rápida de glicose e, com isso, eleva o humor na hora!

Aliny Stefanuto, nutricionista


Continue lendo