Para manter a saúde adequada da pele devemos incluir diariamente na dieta fibras, água, vitaminas e minerais (antioxidantes), proteínas e gordura saudável (ácidos graxos essenciais).
A alimentação diária suficiente para fornecer quantidades adequadas de nutrientes deve conter: 4 porções de frutas; 3 porções de verduras e/ou legumes; 1 porção de cereais integrais e castanhas; 2 porções de leite e derivados desnatados; 1 porção de leguminosas; 1 porção de carne magra e pelo menos 2 litros de água.
Os vegetais vermelhos e amarelos são ricos em substâncias conhecidas como antioxidantes (beta-caroteno, vitamina C e flavonóides), eficientes em combater os radicais livres. Além dessa poderosa ação em ajudar a reduzir o envelhecimento precoce das células eles também atuam nas paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada e ajudam a diminuir o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, tecido que sustenta a pele, e na cicatrização de feridas. Principais fontes: frutas cítricas, frutas e legumes vermelhos e folhas verdes escuras.
Outras substâncias também conhecidas como antioxidantes são a vitamina E e o zinco, que atuam na manutenção da integridade da pele, estimulam a multiplicação das células e auxiliam sua rápida renovação. Esses nutrientes são encontrados na castanha de caju, amêndoas, óleos vegetais (canola e girassol), aveia, leite e derivados, soja e no feijão. E por fim a ingestão adequada de água ajuda a manter o equilíbrio da pele e garante a sua hidratação.
Clisia Mara Carreira - nutricionista (Londrina)