Tire suas Dúvidas

A gota acomete mais aos homens?

29 abr 2011 às 19:14

A gota é uma enfermidade que acomete 1% da população adulta e atinge cerca de nove homens para cada mulher, principalmente, por volta dos 40 anos. Trata-se de uma doença inflamatória e metabólica, que ocorre em decorrência do aumento de ácido úrico no sangue e resulta na formação de cristais desse composto orgânico nas articulações e nos tecidos.

A doença é extremamente dolorosa, de início agudo e se dá em crises. Em geral, acomete primeiro o dedão do pé ou algumas articulações dos membros inferiores do corpo humano. Podendo ocorrer, por exemplo, após uma partida de futebol, dificultando, dessa forma, que a pessoa suspeite que se trata de indício de uma doença crônica.


Essa primeira crise dura, em média, de três a sete dias antes de desaparecer. Após um período de seis meses a dois anos, o paciente volta a apresentar o mesmo quadro, constituindo-se em uma situação que se perdura de forma sucessiva. No entanto, os intervalos entre as crises começam a diminuir e a duração de cada uma delas a aumentar.


No estágio final, o paciente sente dores contínuas e apresenta deformidades nas juntas, o que pode levá-lo ao uso de uma cadeira de rodas. Ainda, pode-se constatar a presença de cálculos renais (pedras nos rins) e de insuficiência renal (falha no funcionamento dos órgãos).


Para diagnosticar a doença é preciso fazer exames que detectam os níveis de ácido úrico - por meio das coletas de sangue e de urina -, de colesterol, de triglicérides e de glicose.


Apesar do aumento do ácido úrico no sangue ser o maior indício da doença, apenas 10% dos pacientes, nesse perfil, desenvolvem a gota.

Márcia Veloso Kuahara - reumatologista (São Paulo)


Continue lendo