Tire suas Dúvidas

A cirurgia de pálpebras é somente para fins estéticos?

06 abr 2011 às 16:18

A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) é mais conhecida, realmente, por sua aplicação estética, com grande potencial de rejuvenescimento da região dos olhos, mas existe também um lado funcional muito importante.

Com o passar dos anos, em certas pessoas, fica nítido o excesso de pele nas pálpebras superiores. Assim se inicia um processo de diminuição do campo de visão lateral, com dificuldade para ler, e, o mais comum, cansaço na região dos olhos e testa no final do dia, causando inclusive dores de cabeça.


Isto ocorre pela necessidade de compensação constante, com o músculo da testa contraído, na tentativa involuntária de manter os olhos mais abertos, aumentando assim o campo visual.


Tais pequenos detalhes, muitas vezes não percebidos, acabam fazendo uma grande diferença na qualidade de vida do paciente.


A queixa de ''olhos grandes'' ou ''saltados'' não é tão frequente, porém nestes casos é muito importante que seja definida a causa do problema - excesso de pálpebras, patologias endocrinológicas (hipertireoidismo), pequeno desenvolvimento da região malar (maçã do rosto), ou simplesmente uma característica familiar.


Após isso, se determina o tratamento individual. Os procedimentos nesta região são, em geral, realizados sob anestesia local e têm a vantagem de, normalmente, cursarem com um período pós operatório curto e tranquilo.

Henrique F. Marquezine - cirurgião plástico (Londrina)


Continue lendo