A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), em parceria com a Espp (Escola de Saúde Pública do Paraná), abriu três editais de chamamento público emergencial coronavírus/Covid-19 para estudantes auxiliarem no combate à pandemia. O público-alvo são alunos do 5° período dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos.
Dois editais são direcionados aos cursos de Farmácia e Enfermagem. O estudante atuará no atendimento telefônico via WhatsApp no centro avançado de informações da Ouvidoria da Sesa, prestando orientações a respeito da pandemia. Também há oportunidade para coleta de amostra de swab naso-orofaríngeo de casos suspeitos Covid-19, no Hirc (Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica) e na Comp (Coordenadoria de Materiais e Patrimônio).
O terceiro edital é voltado aos estudantes de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Farmácia. Os bolsistas atuarão no desenvolvimento de atividades de análises laboratoriais, no Lacen (Laboratório Central do Estado), unidade Guatupê.
“O chamamento emergencial visa reforçar o atendimento nos locais de grande demanda no enfrentamento à pandemia, como a coleta para testes, a informação à população e os resultados dos exames na identificação do coronavírus. São alunos que já estão aptos a atuar nessas áreas e uma oportunidade de profissionais da saúde nos auxiliarem nesta batalha contra a Covid-19”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.
A carga horária é de 30 horas semanais, com bolsa de R$ 800,00. A duração está prevista para a data de convocação até a data de término do estado de calamidade pública, que foi prorrogado até 30 de junho de 2022 pelo Decreto 9792/2021. As inscrições podem ser feiras no site da Espp.
Desde a publicação dos editais, aproximadamente 368 estudantes já foram selecionados.