A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), em parceria com a Espp (Escola de Saúde Pública do Paraná), abriu três editais de chamamento público emergencial coronavírus/Covid-19 para estudantes auxiliarem no combate à pandemia. O público-alvo são alunos do 5° período dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos.
Dois editais são direcionados aos cursos de Farmácia e Enfermagem. O estudante atuará no atendimento telefônico via WhatsApp no centro avançado de informações da Ouvidoria da Sesa, prestando orientações a respeito da pandemia. Também há oportunidade para coleta de amostra de swab naso-orofaríngeo de casos suspeitos Covid-19, no Hirc (Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica) e na Comp (Coordenadoria de Materiais e Patrimônio).
O terceiro edital é voltado aos estudantes de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Farmácia. Os bolsistas atuarão no desenvolvimento de atividades de análises laboratoriais, no Lacen (Laboratório Central do Estado), unidade Guatupê.
Leia mais:
Absorventes internos podem causar choque tóxico se usados por muitas horas
Pesquisadores identificam subtipo de câncer de próstata mais agressivo
Estimulação cerebral para tratar depressão em casa tem resultados positivos
Anvisa aprova novas imagens de advertência para embalagens de cigarro
“O chamamento emergencial visa reforçar o atendimento nos locais de grande demanda no enfrentamento à pandemia, como a coleta para testes, a informação à população e os resultados dos exames na identificação do coronavírus. São alunos que já estão aptos a atuar nessas áreas e uma oportunidade de profissionais da saúde nos auxiliarem nesta batalha contra a Covid-19”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.
A carga horária é de 30 horas semanais, com bolsa de R$ 800,00. A duração está prevista para a data de convocação até a data de término do estado de calamidade pública, que foi prorrogado até 30 de junho de 2022 pelo Decreto 9792/2021. As inscrições podem ser feiras no site da Espp.
Desde a publicação dos editais, aproximadamente 368 estudantes já foram selecionados.