Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Envelhecer com saúde

Você sabe diferenciar idade biológica e cronológica?

Redação Folha de Londrina
20 out 2007 às 10:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ser humano, apesar de festejar seus aniversários, não quer envelhecer. Não aceita a velhice como uma fase normal da vida. Quer viver mais e mais, desde que isso não signifique envelhecer.

Cada escolha e decisão tomada desenha sua história e abre diferentes possibilidades em relação ao futuro. Desta forma, desde a mais remota atitude, o indivíduo vai encaminhando sua saúde e, consequentemente, sua qualidade de vida na velhice. O processo de envelhecimento, em resposta às rotinas adotadas, direciona o indivíduo para uma velhice saudável ou doentia. E assim, determina as limitações e potencialidades do velho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Experimentar a velhice ainda é um privilégio de poucos. Então, por que o medo da velhice? Porque a velhice que se conhece não é velhice, mas a velhice doentia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


O processo de envelhecimento tem ocorrido na presença de várias doenças e isso tem feito da velhice um pesadelo. A caduquice, as limitações motoras e socioeconômicas, além de outras mazelas, são realidades que não motivam a manutenção da vida além dos 65 ou 70 anos.

Publicidade


Como entender a existência de velhos lúcidos, ativos e participativos, enquanto a maioria se apresenta demenciada, limitada e excluída? A explicação passa pela diferença entre a idade cronológica e a idade biológica. A idade cronológica é a idade registrada nos documentos e refere-se ao número de anos contados a partir do nascimento. Já a idade biológica refere-se à qualidade da saúde. É exatamente a idade biológica que determina a qualidade de vida do indivíduo. Se ele é dependente ou independente, se é capaz de se cuidar e decidir sobre sua vida.


Os indivíduos de idade avançada, estando saudáveis, podem agregar muito onde quer que estejam. Velhice não é doença e para que seja alcançada, basta estar vivo. Porém, para vivenciá-la com dignidade, é preciso investir, planejando-a durante todas as fases anteriores da vida. Daí a importância de cada um, a cada momento: profissionais de saúde, professores, pais, avós, bisavós e a sociedade em geral.

*Por José Mário Tupiná Machado, médico geriatra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade