Passar tempo em uma fazenda pode aliviar o estresse e o cansaço, segundo um estudo realizado pela Universidade de Essex, na Grã-Bretanha. A pesquisa diz que ir ao campo, ter contato com os animais do local e dirigir um trator podem ser benéficos. As atividades podem ajudar as pessoas a se livrarem de sensações de raiva, confusão e depressão, segundo o estudo.
A pesquisa, divulgada pela organização Leaf, que promove o cultivo sustentável, analisou grupos de pessoas de 18 a 84 anos que haviam visitado o campo. Eles descobriram que depois de passar apenas algumas horas em uma fazenda, 95% das pessoas estavam menos cansadas, 91% estavam menos tensas e 55% se sentiram revitalizadas.
O professor Jules Pretty, chefe de Ciências Biológicas da Universidade de Essex, disse que há "cada vez mais provas" de que exposição a espaços verdes e florestas faz bem para as pessoas.
"Esse estudo mostra claramente que passar até mesmo apenas duas horas em uma fazenda traz benefícios ao bem-estar da pessoa e faz com que elas se conectem com a natureza", afirmou.
"Pessoas nos seus 30 anos e que trabalham demais e querem 'recarregar as baterias' são aconselhados a deixar a academia ou a soneca e ir para o campo", completou Pretty.