Saúde & Ambiente

Vacinação contra paralisia infantil vai até às 18 horas

22 jun 2007 às 14:56

Pais que ainda não levaram seus filhos, de zero a 5 anos, para tomaram a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil), têm até às 18 horas desta sexta-feira (22). Válido para todos os postos de saúde do estado.

A meta da Secretaria de Saúde era de vacinar 95% do total de crianças nesta faixa etária no sábado passado (16), dia da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde. No entanto, como o número não foi atingido, a secretaria resolveu prorrogar por uma semana a campanha de vacinação no Paraná.


A Secretaria de Saúde ainda não divulgou o número total de crianças que recebeu a vacina durante essa semana de prorrogação da campanha.


Poliomielite


A paralisia infantil é uma doença infecto contagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. Os principais fatores à transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional.


Vacina

A vacinação é via oral (2 gotas), é indolor e não possui contra-indicações.


Continue lendo