Saúde & Ambiente

Vacina é indicada para quem vai à Bahia e ao exterior

25 jan 2007 às 09:30

O Carnaval está chegando e muita gente vai se divertir no Nordeste, principalmente na Bahia. A dica para quem está planejando esta viagem ou vai para o exterior é tomar uma vacina tríplice-viral contra o sarampo.

O alerta é da diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Simone Narciso. Ela afirmou que está ocorrendo a circulação do vírus do sarampo em várias partes do mundo, como Japão, Alemanha, Espanha, Venezuela, Ilhas Maldivas, entre outros locais. No Brasil, até agora estão confirmados 46 casos no estado da Bahia. Londrina até o momento não apresenta nenhum caso.


A vacina contra o sarampo é aplicada no primeiro ano de vida de uma criança, que recebe uma outra dose da vacina como reforço entre 4 a 6 anos.


Adultos que tiveram sarampo ou foram imunizados na infância devem ser revacinados. O imunizante pode ser tomado em um posto de saúde. Os únicos grupos com restrições são grávidas e pacientes imunodeprimidos.


O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro. A doença pode evoluir com complicações, como a broncopneumonia e outras que, muitas vezes, podem ser fatais, principalmente, em crianças desnutridas.

Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina


Continue lendo