Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inauguração

Umuarama ganha hemonúcleo modelo para o Estado

Redação Bonde
18 jun 2007 às 19:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Hemonúcleo inaugurado nesta segunda-feira (18), em Umuarama, pelo governador Roberto Requião e pelo secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, é considerado modelo para todo o Estado. O governo investiu R$ 1,2 milhão na construção da unidade, com uma área de 800 metros quadrados, e é dotada de modernos equipamentos, que vão permitir um aumento significativo na coleta de sangue.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, trata-se de um serviço público de qualidade, com tecnologia e segurança. "Temos aqui o que há de mais moderno na área do sangue. Essa e outras obras que estão sendo feitas na área de saúde em Umuarama consolidam o município como pólo regional de saúde", destacou Xavier

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com as novas instalações, a unidade vai ampliar o atendimento e a lista de serviços colocados à disposição dos 21 municípios atendidos pela regional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Avanço - O hemonúcleo proporciona um avanço significativo na política de hemoderivados na região, evitando o desconforto de buscar esse tipo de derivados em outras localidades. Há mais de duas décadas a comunidade da região reivindicava a obra. Atualmente, são coletadas em média 800 bolsas por mês. Com as novas dependências e um espaço muito maior, esse número deve aumentar consideravelmente.

Publicidade


O novo hemonúcleo também melhorará as condições para o acolhimento de doadores de medula óssea. O transplante de medula óssea é a única cura para doenças como a leucemia e outras doenças do sangue. Para enfrentar o problema da compatibilidade das medulas ósseas, que pode chegar a uma em cem mil, o hemonúcleo é dotado de um banco de medula óssea, que facilitará a vida dos doadores e salvará a vida de muitos pacientes.


A chefe do Hemonúcleo, Ione Junqueira Moretto Garcia, afirma que "o índice de doações de sangue é bom em Umuarama, mas a demanda é alta". Isso, segundo ela, porque a cidade é um pólo de saúde para as cidades vizinhas e atende todas as cidades que pertencem a 12º Regional de Saúde. Assim, a demanda por sangue chega a 700 bolsas por mês. "Mas, agora, com o novo hemocentro não só vamos garantir a demanda, como também oferecer mais segurança tanto para o doador quanto para o paciente, porque todos os utensílios são descartáveis".


Rede de coleta de sangue - A rede de coleta de sangue no Paraná conta com um sistema ramificado em todas as regiões. Além do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), localizado em Curitiba, existem três hemocentros regionais, um em Londrina, outro em Maringá e um terceiro em Cascavel.

Outros sete hemonúcleos funcionam nas cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Paranavaí, Campo Mourão, Apucarana e Ponta Grossa. Centros de coleta menores, com unidades de coleta e transfusão, funcionam em outros 12 municípios. Eles se encontram em Paranaguá, União da Vitória, Irati, Telêmaco Borba, Palmas, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Cianorte, Ivaiporã, Toledo, Goioerê e Pato Branco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo