Saúde & Ambiente

Sorvetes contêm açúcar acima do recomendado

16 mar 2007 às 20:53

Além de tomar cuidado com a exposição ao sol e a hidratação, nestes últimos dias quentes do verão, é preciso ficar atento a quantidade de açúcar que existem nos, aparentemente inocentes, picolés. Uma pesquisa do Instituto Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revela que a quantidade de açúcar que estas delícias contêm está acima dos níveis recomendados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), numa dieta de 2.500 kcal (quilocalorias), apenas 10% deve ser de açúcares (250 kcal), o equivalente a 63 gramas ou cinco colheres de açúcar. Desse total, 38% podem ser encontrados em apenas um picolé.

No levantamento, foram analisados os sabores de chocolate e limão de cinco diferentes marcas de sorvete: Kibon, Nestlé, La Basque, Sorvete Brasil e Sorvete Itália. A vencedora dos dois sabores foi a Kibon. O Chicabon tem 155 calorias e o picolé de limão Frutare tem módicas 74 calorias. No entanto, quando o quesito é custo benefício, no sabor limão, a Nestlé com o picolé La Fruta foi a campeã. Mesmo o sorvete tendo 84 calorias, o preço é inferior ao da primeira colocada, a Kibon.


Continue lendo