Saúde & Ambiente

Saúde oferece 26 tipos de medicamentos fitoterápicos

27 abr 2006 às 17:12

Com a queda de temperatura prevista para o inverno, aumentam os problemas respiratórios, gripes e resfriados. E como medida preventiva a esses problemas, medicamentos fitoterápicos são recomendados por médicos para complementar o tratamento alopático. Neste sentido, a Prefeitura de Londrina mantém desde agosto de 2003 o Programa Municipal de Fitoterapia, que orienta e receita a pacientes os medicamentos naturais.

Em Londrina, o programa funciona em 13 unidades básicas de saúde (UBS) da região rural de Londrina, e nas unidades do jardim Eldorado (região leste); Clair Pavan, no centro; e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que fica na região norte.


No início, o programa apresentava apenas seis fármacos (remédio fitoterápico), mas hoje são 26 tipos de medicamentos e seis tipos de chás. O serviço abrange aproximadamente 70 mil pessoas e apenas em março, o programa registrou 2 mil prescrições.

No início do programa, os remédios eram comprados de empresas que produziam produtos fitoterápicos, mas atualmente, como forma de baratear os custos, são encomendados em farmácias de manipulação.


Continue lendo