Saúde & Ambiente

Saladas refrescantes

09 fev 2006 às 17:28

Saladas são saudáveis e não engordam, certo? Mas se você puder transformar folhas verdes em uma refeição (ou entrada) além de nutritiva, saborosa, é ainda melhor. Você pode sair de um almoço ou jantar satisfeito por não ter engordado uns quilinhos e feliz por estar contribuindo para melhorar a própria saúde e de seus amigos. Então, mãos à obra, que tal substituir a pizza do happy hour por uma salada? Capriche no visual, coloque as folhas em pratos grandes ou cumbucas coloridas. Os utensílios são facilmente encontrados em lojas de R$ 1,99. Já a salada pode ser preparada previamente com os ingredientes que se tem em casa ou dar uma caprichada no molho. Uma opção é uma salada de folhas verdes com um saboroso molho de mel e mostarda.

As folhas devem ser lavadas previamente, sempre deixadas de molho com uma gotinha de água sanitária para matar possíveis bactérias. Se a opção for alface, saiba que essa folha, além de ser uma das mais fáceis de ser encontrada, tem uma boa quantidade de vitamina A e C e também apresenta os minerais cálcio, fósforo e ferro. A vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão e conserva a saúde da pele. Já a vitamina C tem papel importante para fortalecer os ossos, além de dar resistência aos vasos sanguíneos. Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.


As vitaminas A e C também estão presentes do agrião. Misturar as folhas verde escuras do agrião com a alface dá um efeito bonito no prato e, literalmente, faz bem aos olhos. Só essas duas folhas já dão uma bela salada, mas você pode incrementar com outras que tem em casa e até com frutas. O molho (veja receita abaixo) dá o toque final, mas também é possível comer uma boa e gostosa saladas sem molho algum, apenas sentindo o sabor de cada alimento.


Uma dica é incrementar a salada com grão-de-bico. Pode ser em conserva. O grão-de-bico é originário do Oriente Médio. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais é atribuída aos navegadores portugueses e espanhóis. O grão é rico em fibras, proteínas e tem baixo teor de calorias. Acrescentá-los à salada, dá um sabor especial às saladas e complementa a refeição. Veja algumas dicas:


Molho de mel e mostarda


Ingredientes: Mel/ vinagre balsâmico/ limão/ mostarda
Em uma cumbuca coloque uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de mostarda em pasta (pode ser encontrada em potes de vidro, no supermercado. Não confunda com a que se coloca em sanduíches). Uma colher de sopa de vinagre balsâmico e meio limão espremido. Faça essa quantidade para cada prato de salada. Fica ótimo com alface e agrião.


Salada de grão de bico e manga


Ingredientes:Uma lata de grão-de-bico/ uma lata de ervilhas/ uma manga cortada em cubos/ alface rasgada/ ramos grandes de agrião (não precisa picar)/ tomates cerejas cortados ao meio


Misture tudo em uma cumbuca grande e sirva em pequenas tijelas. Sem molho fica ótimo.


Salada de beterraba e maçã


Ingredientes:Uma beterraba/ duas maçãs
Rale a beterraba e a maçã e misture bem. Pronto. É só comer. Também não precisa de tempero.


Katia Michelle Pires
Equipe da Folha


Continue lendo