Saúde & Ambiente

Quinzena e Junho Vermelho estimulam doação de sangue

01 jun 2018 às 14:27

Aumentar a coleta de sangue para atender todos os hospitais que integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina e conscientizar as populações dos municípios da região sobre a importância da doação são as principais metas da direção do Hemocentro Regional do Hospital Universitário (HU) de Londrina e seus parceiros no próximo ano. As informações são do hematologista Fausto Trigo, coordenador médico da instituição, que participou nesta terça-feira (29) da cerimônia de abertura das comemorações oficiais do Junho Vermelho e da 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

A programação dos próximos dias inclui exposição de fotos e vídeos; exposição de trabalhos de alunos da Educação Infantil; "Culto Vermelho" na Igreja Missionária Jardim Veneza e passeio ciclístico. Já a programação permanente inclui palestras de conscientização por alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), iluminação especial do prédio do Sesc/Cadeião e palestras e distribuição de materiais de divulgação nas igrejas católicas e evangélicas.


Conquistas


"É com muito orgulho que realizamos este ano a quarta edição da Quinzena e, pela primeira vez, o Junho Vermelho, abrangendo ainda mais pessoas que desejam trabalhar pela doação de sangue. Nos últimos anos andamos um bocado e espero que continuemos evoluindo", afirmou o coordenador médico do Hemocentro Regional. De acordo com Fausto Trigo, de 2014 para 2017 houve um aumento médio de 12% no número de bolsas coletadas por mês, passando de 930 bolsas para 1.140 bolsas, em média. "É um aumento significativo se considerarmos que em 2014 metade das coletas eram feitas externamente, modalidade que apresenta custo bem mais elevado. Hoje 100% das coletas são feitas no próprio Hemocentro Regional", lembrou o hematologista.


O médico destacou ainda a intenção de instalar um ponto avançado de coleta de sangue no Centro da cidade, facilitando o acesso da população doadora. Um imóvel de 150 metros quadrados, onde antes funcionava a Clínica Odontológica Universitária (COU) da Universidade Estadual de Londrina, junto ao Colégio de Aplicação, deverá ser reformado para este fim. "Estamos em fase de elaboração e aprovação de projetos para o início da reforma", informou. Com a implantação do novo serviço, o Hemocentro Regional espera conseguir um incremento na coleta de aproximadamente mil bolsas por mês, chegando a pouco mais de 2 mil bolsas mensais. "Isto deverá nos permitir atender também o Hospital Evangélico e a Santa Casa de Londrina, chegando a 100% dos leitos SUS da 17ª Regional de Saúde."


A programação completa do Junho Vermelho e da 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue está disponível no site da Câmara de Vereadores.


Continue lendo