O Hemocentro Regional de Londrina do Hospital Universitário (HU/UEL) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) vão realizar a 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue. A abertura solene será na próxima terça-feira (29), às 14h30, na Câmara de Vereadores (Rua Governador Parigot de Souza, 145, Centro Cívico).
A intenção é conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue, independente do tipo sanguíneo e do fator Rh que um indivíduo possui. Para isso, todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais vão participar com diversas atividades. Entre elas estão desenhos, transmissão de vídeo infantil da Turma da Mônica sobre o assunto, e elaboração de cartazes, textos e pesquisas na área.
Para chamar a atenção dos alunos, no dia 6 de junho, às 9 horas, a Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti (Rua Adulcino José Jordão, 589, no Jardim do Sol) vai inaugurar uma exposição de trabalhos com a participação da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes. O Projeto Doador do Futuro apresentará cerca de 50 trabalhos feitos pelos alunos da rede municipal de ensino, no ano passado.
Além dessas ações, no dia 4 de junho, às 19h30, será inaugurada a exposição itinerante "Gotas de Vida", no Shopping Aurora. Ela retrata (por meio de fotografias, vídeos e depoimentos) as histórias de doadores de sangue e pacientes que o recebem através da doação.
Já no dia 12 de junho, às 14 horas, haverá uma "Homenagem aos Doadores de Sangue" na Câmara Municipal de Londrina (CML). Eles receberão um Diploma de Mérito do Hemocentro de Londrina e dos vereadores. A solenidade marcará o encerramento da quinzena de ações.
Durante o mês de junho, alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrantes da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) farão palestras sobre a doação de sangue em empresas interessadas; o SESC Cadeião fará uma iluminação vermelha simbolizando o movimento e ajudará na distribuição de materiais educativos digitais e no dia 23 de junho, às 15h, organizará o Ciclo SESC - Junho Vermelho, que prevê um passeio ciclístico de 15 a 18 quilômetros, passando pelo Hemocentro (HU) no caminho.
COMO DOAR SANGUE
De acordo com o Hemocentro, por meio de uma doação é possível ajudar a salvar a vida de até três pessoas. Os interessados precisam se dirigir de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 17h30, ao Hemocentro, que fica na Rua Claudio Donizete Cavalliere, 156, Jardim Aruba (anexo ao HU).
Lá, o possível doador será cadastrado no Sistema do Hemepar e receberá um questionário para responder. Em seguida, será feita uma triagem clínica, onde serão avaliados os requisitos para a doação e se o paciente os preenche. Depois, ele passará pela triagem hematológica, que é um exame rápido com o uso de uma gota de sangue. Ele verifica se o doador não tem anemia. Se estiver tudo certo, há a doação de 450 ml de sangue e após ele recebe um lanche e deve permanecer por 15 minutos na sala de recuperação do Hemepar. Todo procedimento leva cerca de 40 minutos para ser realizado.