Saúde & Ambiente

Promotoria de Londrina denuncia psiquiatra

10 nov 2007 às 11:30

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina denunciou um psiquiatra que receitava anfetamina e antidepressivo na mesma fórmula, o que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O profissional faz plantões no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) 3, que é municipal, mas a prescrição irregular teria ocorrido em sua clínica. Um farmacêutico e dois proprietários de uma farmácia de manipulação também foram denunciados.

Conforme a denúncia encaminhada à Justiça no último dia 7 pelo promotor Paulo Tavares, em agosto do ano passado o MP recebeu documentos da diretoria de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde demonstrando que o psiquiatra infringiu a Portaria nº 344/98 da Anvisa. No dia 28 de março, ele teria atendido uma paciente que desejava emagrecer e receitou os medicamentos femproporex 25 mg (anfetamina que determina dependência física e psíquica) e fluoxetina 20 mg (antidepressivo).


Durante inspeção de rotina numa farmácia de manipulação a Vigilância Sanitária apreendeu receitas e comprovantes de manipulação e venda dos medicamentos. Um processo administrativo foi instaurado e o médico confessou a prescrição. Dois proprietários e administradores da farmácia foram denunciadas pelo MP, além do farmacêutico responsável. O promotor pediu instauração de ação penal contra os quatro.

O uso de anfetaminas pode causar problemas cardiovasculares, dos sistemas nervoso central e respiratório.


Continue lendo