Saúde & Ambiente

Profissionais de saúde fazem ação para prevenção a piolhos

26 out 2018 às 16:06

Para prevenir o surgimento de piolhos e combater uma possível infestação deste parasita comum na infância, na próxima segunda-feira (29), às 9 horas, 12 profissionais de saúde vão realizar o "Xô, Piolho", no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro, que fica na Rua Carmen Ilhesca Batista, 55, no Jardim Maria Celina.


Todos os 200 alunos de zero a 6 anos da unidade escolar passarão pela atividade, que será realizada com enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), fisioterapeuta, farmacêutica, psicóloga, educador físico e outros. Os profissionais da saúde conversarão com os pequenos sobre o assunto, farão um pente fino em cada um e passarão um remédio preventivo ao piolho.
Aqueles cujos pais autorizaram também poderão receber um corte de cabelo gratuitamente, visto que a Unidade Básica de Saúde do Chefe Newton/Paraty fez uma parceria com um salão de beleza de Londrina. Este levará seus profissionais para executar os serviços de beleza nas crianças sem cobrar nada.


A ação é importante porque o surgimento de piolhos nos alunos é comum e sua proliferação é rápida, principalmente quando eles são pequenos e mantêm um contato muito próximo entre um e outro. Segundo a enfermeira da UBS Chefe Newton, Mara Regina Magnoni, a intenção é realizar medidas preventivas e educativas para evitar o surgimento de casos com grandes infestações.


"O Xô, Piolho é uma ação educativa em saúde necessária, porque o piolho acontece muito em crianças que estão na escola e sua infestação é rápida. Ele causa coceira, incômodo e irritação no couro cabeludo e as crianças que ficam muito tempo com piolho, acabam tendo crostas no couro cabeludo. Estes casos são mais raros, mas é para evitá-los que realizamos essa ação", explicou.


Medidas simples podem evitar o aparecimento dos parasitas, que escolhem as regiões mais quentes para se proliferar, como a nuca, as têmporas e atrás das orelhas. Entre as medidas preventivas estão o não compartilhamento de objetos pessoais como pentes, bonés, chapéus, bandanas, travesseiros e outros que vão direto para a cabeça. Além disso, os pais e responsáveis devem se atentar com cuidados simples, como criar o hábito de olhar sempre o couro cabeludo das crianças e pentear com o pente fino.

Esta atividade faz parte do Programa Saúde na Escola desenvolvido pelos profissionais da UBS Chefe Newton com o CMEI Professora Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro. Além dessa ação, os alunos já receberam outras como o acompanhamento vacinal de rotina, orientações para a escovação correta dos dentes, a importância de uma alimentação saudável e a necessidade da prática de atividades físicas para um vida equilbrada e com saúde.


Continue lendo