Saúde & Ambiente

PR quer vacinar 95% das crianças neste sábado

15 jun 2007 às 16:47

A Secretaria de Saúde promove neste sábado (16), em todo o Paraná, a vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, para mais de 920 mil crianças menores de 5 anos. A meta é vacinar, no mínimo, 95% desse total, ou seja, 874.672 crianças. "Duas gotinhas, eu tomei" é o tema da campanha deste ano, proposto pelo Ministério da Saúde.

Para atingir o objetivo da campanha, serão levadas 1,5 milhão de doses a mais de 8 mil postos de saúde e mais de 18 mil pessoas estarão envolvidas. "A pólio não está erradicada em todos os continentes, por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para vaciná-las. É rápido, indolor e as protegerá de mais essa doença", disse o secretário de Saúde, Cláudio Xavier. A poliomielite está erradicada no Paraná desde 1986 e as campanhas realizadas evitam que a doença seja reintroduzida no Estado.


Gotinhas - A campanha será dividida em duas etapas, a primeira neste sábado (16) e a segunda, em 25 agosto. Essa divisão é feita para que os três vírus causadores da poliomielite (tipos I, II e III), que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos. "Todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas nas duas etapas da campanha para garantir a imunização. É bom lembrar os pais de que não esqueçam a carteirinha de vacinação de seus filhos", alertou a coordenadora do Programa de Vacinação da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel.


Não existem contra-indicações para a aplicação da vacina contra a poliomielite. Entretanto, é bom evitá-la nos casos em que a criança seja portadora de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, diarréias, vômitos, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, ou que, no ano passado, tenha apresentado qualquer reação anormal à vacina.


A meta de 95% das crianças até 5 anos vacinadas foi alcançada nos anos de 2004 e em 2005, mas em 2006 o índice ficou um pouco abaixo do esperado, embora tenha superado 90%. "Contamos com o apoio da população para que possamos vacinar todas as crianças nessa faixa etária", comenta a responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Miriam Woiski.

Doença – A poliomielite é uma doença infecto contagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas. Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional.


Continue lendo