O Governo do Estado liberou, em uma semana (de 19 a 25 de abril), R$ 18 milhões para a aquisição de remédios do Programa de Medicamentos Excepcionais da Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A primeira parte dos medicamentos comprados será entregue nesta sexta-feira (27) e a segunda, até 4 de maio. Essa aquisição cobre 90% dos pacientes atendidos pelo Cemepar, durante os próximos dois meses. São 1,5 milhão de unidades para serem distribuídas nas 22 Regionais de Saúde do Estado.
Estes medicamentos são destinados aos pacientes de diabetes, mal de Parkinson, câncer, insuficiência renal, asma grave, epilepsia, problemas cardíacos, esclerose múltipla, esquizofrenia e osteoporose, entre outras enfermidades.
Os medicamentos excepcionais, de alto valor unitário e uso contínuo, administrados pelo Cemepar totalizam 144 tipos diferentes. Neste ano, já foram investidos nesse programa R$ 30 milhões, 60% de recursos do Ministério da Saúde e o restante do tesouro estadual. São mais de 40 mil usuários espalhados pelo Paraná.
Distribuição
Os medicamentos são gratuitos e a quantidade é determinada pela receita. A cada três meses, é necessária a renovação do cadastro, com nova receita médica. Os endereços das farmácias especiais e regionais de saúde podem ser adquiridos pelo site da Secretaria de Estado da Saúde, http://www.saude.pr.gov.br/RS/index.html
Programas
A Central de Medicamentos do Paraná tem 13 programas para distribuição dos mais diversos tipos de remédios. São medicamentos básicos, de saúde mental, saúde da mulher, abastecimento dos hospitais próprios, para diabetes, hanseníase, tuberculose, Paraná sem Dor (tratamento de dor crônica), os medicamentos excepcionais, entre outros.