Saúde & Ambiente

Parceria adequa inspeção de clínicas de cirurgia plástica

02 jan 2007 às 12:44

Uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional Paraná e Sociedade Paranaense de Anestesiologia vai adequar, a partir do início de 2007, a inspeção sanitária das clínicas de cirurgia plástica de Curitiba e colocar na rua uma campanha para orientar o público a escolher corretamente entre os diversos estabelecimentos e profissionais do setor. Atualmente a inspeção sanitária é feita com base em critérios gerais para clínicas e hospitais. As informações são da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.

A parceria foi deflagrada depois que um anúncio de jornal chamou a atenção de médicos e autoridades sanitárias para a fragilidade do controle sobre o segmento e dos riscos para o público. Era a oferta de um curso de fim de semana, com aula prática, sobre lipoaspiração - técnica impossível de ser aprendida e praticada em tão pouco tempo de treinamento.


Parceria


O foco da parceria é orientar os profissionais sobre a necessidade de dotar cada clínica, de acordo com o porte dos procedimentos que elas se propõem oferecer, com a estrutura necessária para o atendimento de situações emergenciais.


Somente depois de orientados é que os responsáveis terão seus estabelecimentos inspecionados. Nessa fase, se a estrutura não estiver de acordo com as exigências, o local será infracionado.

Em Curitiba existem 23 estabelecimentos cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde como clínicas de cirurgia plástica e aproximadamente 130 médicos especializados em cirurgia plástica.


Continue lendo