Saúde & Ambiente

Paraná registra 6ª morte por dengue

08 mai 2007 às 12:27

O Paraná já registra seis mortes por dengue este ano. A última confirmação ocorreu na manhã desta terça-feira (08). Roseli Giovanelli, 26, de Foz do Iguaçu, morreu neste final de semana em função de uma complicação de dengue clássica.

Roseli apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de abril e a primeira suspeita era virose.


Na segunda-feira (07) foi confirmada a morte da quinta vítima da doença. Vitor Tralli Luciano da Silva,13, morreu com a forma clássica da doença em Cianorte, na quinta-feira (03).


Em Londrina, dos 413 casos confirmados até agora, cinco desenvolveram a dengue com complicações. O doente pode apresentar alterações neurológicas, disfunção cardio-respiratória, insuficiência hepática (fígado), hemorragia digestiva e redução do nível normal de plaquetas no sangue.


Com menos frequência, a dengue com complicação também pode se traduzir em delírios, sonolência, depressão, irritabilidade, psicose maníaca, demência, amnésia, coma e até paralisia dos membros inferiores.


Números da doença

Maringá é a primeira colocada no ranking das cidades com o maior número de casos da doença - 1.405. Em segundo está Ubiratã - 1.070; e em terceiro Foz do Iguaçu - 714.


Continue lendo