Saúde & Ambiente

Paraná é o 3º estado em número de transplantes

01 set 2009 às 17:24

O Paraná é o terceiro Estado em número de transplantes realizados no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Até julho deste ano já haviam sido realizados 919 transplantes de órgãos e medula óssea. No mesmo período do ano passado foram 804, aumento de 14,3%. Atualmente, o Estado tem 69 centros transplantadores credenciados e 59 serviços habilitados para captação de órgãos e tecidos.

"O Paraná teve um crescimento superior ao dos outros Estados. Enquanto São Paulo teve um aumento de quase 6% no número de procedimentos realizados, o Paraná ultrapassou 12%. Isto mostra que mais centros foram credenciados e também que a população está sensibilizada com a importância de comunicar aos seus parentes o desejo de ser um doador", afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.


Para ampliar ainda mais o número de procedimentos realizados, na sexta-feira (28) o Ministério da Saúde habilitou mais um serviço no Paraná. O Hospital São José de Palmas, no município de Palmas, foi credenciado para realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.


Com este credenciamento, as equipes habilitadas identificarão nas unidades de saúde potenciais doadores e buscarão autorização dos familiares para o procedimento. Em 2008 foram realizados 1.538 procedimentos, contra 1.371 em 2007, crescimento de 12,18%. Neste período os transplantes de córneas e de rins responderam por 83% do total de operações no Paraná. Em São Paulo, Estado que mais faz transplantes no Brasil, foram realizados 8.694 procedimentos em 2008, contra 8.205 em 2007, crescimento de 5,96%.


BRASIL - No mesmo dia em que o centro paranaense foi credenciado, outras quatro unidades, distribuídas nos Estados do Santa Catarina, São Paulo e Acre, foram autorizadas para realizar procedimentos como transplante de córneas, rim e pele, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Em todo o Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008, 9% a mais que em 2007. Esse crescimento foi impulsionado justamente pela habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional.


Continue lendo