Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Solidariedade

Paraná é campeão nacional em transplantes cardíacos

Redação Folha de Londrina
16 set 2007 às 14:24
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados divulgados no início de setembro pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) indicam que o Paraná é o campeão nacional de transplantes cardíacos. O Estado realiza 32% de todos os procedimentos desse tipo que acontecem no país. Porém, praticamente todos eles acontecem em Curitiba. Enquanto a capital realizou transplantes em 2006, Londrina não fez nenhum. As duas cidades são as únicas do Estado habilitadas para realizar tal procedimento cirúrgico.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes da 17ª Regional de Saúde, Evanira Schiquetti, essa desproporção acontece por conta de a fila de espera ser única e levar em consideração o risco de morte de cada paciente. ''Na realidade, existe uma fila de espera nacional, mas os corações captados no Paraná ficam no Estado por causa do transporte. O órgão deve levar, no máximo, quatro horas para chegar do doador até o receptor. Atualmente, na macrorregião de Curitiba, 57 pessoas esperam por um coração. Na macrorregião de Londrina, temos 10 pessoas nessa situação'', comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


No entanto, quando o assunto é o transplante de todos os tipos de órgãos, os números de Londrina estão crescendo. ''Em 2006, 18% das notificações que tivemos de morte encefálica se concretizaram em doações. Nos primeiros oito meses de 2007, 29% das notificações resultaram em doações de órgãos'', informa Evanira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19

Serviço: A Central de Transplantes de Londrina atende 24 horas por meio do telefone (43) 3379.6078


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade