Saúde & Ambiente

Obesidade infantil mobiliza médicos no Ganepão 2007

15 mai 2007 às 17:02

Doença de difícil controle e cuja prevalência aumenta a cada ano no Brasil, a obesidade infantil preocupa médicos de todo o planeta. É natural, afinal, nos últimos 20 anos, avançou em mais 240%. Só no Brasil, temos atualmente cerca de 10% das crianças obesas.

Diante de um problema em expansão permanente, uma alternativa essencial é a prevenção. Essa questão será um dos mais importantes temas em discussão no II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI/Ganepão 2007, em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de junho de 2007.


Prevenção da obesidade infantil: fracassos e sucessos é um painel que debaterá a fundo o assunto com a participação de médicos e especialistas em saúde que são referência no enfrentamento à doença. Um dos pontos a ser considerado será a ação preventiva, melhor, desde a gravidez, com a mãe seguindo uma dieta balanceada com vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. É uma precaução que deve seguir após o nascimento com o bebê ingerindo apenas leite materno até os 6 meses.

Dra. Maria Arlete enfatizará os papéis do pediatra no acompanhamento infantil, da família, da escola, além da importância da atuação conjunta de sociedade, órgãos governamentais, mídia, entre outros. Em pauta, estarão ainda as estratégias de monitoramento utilizadas pelos profissionais ao perceber um aumento excessivo de peso em relação à altura, partindo para a orientação alimentar sem restrições rígidas e para o incentivo à prática de atividade física. De acordo com a especialista, o apoio dos familiares é fundamental, uma vez que, ao mudar os hábitos alimentares, servem de exemplo aos pequenos.


Continue lendo