Saúde & Ambiente

Não viaje sem tomar a vacina contra a febre amarela

30 dez 2007 às 10:29

O secretário nacional adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, recomendou que ninguém viaje neste fim de ano ou nas férias para áreas de cachoeiras e de matas na Região Centro-Oeste sem vacina contra febre amarela.

A vacina deve ser aplicada com dez dias de antecedência, período necessário para a imunização contra o vírus. A vacinação se dirige às pessoas que não foram imunizadas contra a febre amarela nos últimos dez anos.


De acordo com informações da ABr, o secretário nacional destacou que a situação "não é de pânico", mas requer responsabilidade sanitária. Historicamente, o Centro-Oeste é região endêmica para febre amarela, observou o secretário. Em 2000, foram registrados casos fatais na região da Chapada dos Veadeiros (GO).


De acordo com Pimenta, ainda não é possível concluir se os macacos encontrados mortos no DF tinham febre amarela ou não. Na última sexta-feira, o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Joaquim Carlos Barros Neto, disse que a doença não foi a causa da morte dos animais.

Enquanto isso, a melhor maneira de garantir a saúde é tomar a vacina contra a febre amarela, que é transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.


Continue lendo