Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Castro

Município implanta "Teste da Orelhinha"

Redação Bonde
03 ago 2007 às 20:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 30 e 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde lançou oficialmente o projeto "Teste da Orelhinha", que será feito no Hospital Ana Fiorillo Menarim, em todos os
recém-nascidos do município.

O Teste da Orelhinha (triagem auditiva neonatal) consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que o ouvido interno do bebê produz. O teste é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Junto com o "Teste da Orelhinha" será feito o teste de surdez genética, através da coleta de uma gota de sangue do recém-nascido que será enviada para análise em laboratório para verificar a presença de falha no gen, o que pode levar a criança a desenvolver a surdez ao longo da vida. Esse procedimento permite que a criança receba tratamento precocemente em caso do teste dar positivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


O projeto é pioneiro no Brasil porque vai cobrir todos os recém-nascidos do município e será desenvolvido pela Prefeitura de Castro, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Instituto de Pesquisa Aplicada à Medicina (Inspam), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade de Campinas (Unicamp).


Atualmente, de 3 a 5 crianças para cada mil nascimentos apresentam perdas auditivas, sendo 50% por causas genéticas e outros 50% por causas ambientais como doenças na gravidez, intervenção em UTI e pré-maturidade extrema, entre outras.

Para o secretário de Saúde, Júlio Sandrini, Castro inova ao implantar os dois testes simultaneamente. "Estamos investindo em prevenção e cuidando da saúde de nossas crianças. E saúde é prioridade nesta administração", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade