Saúde & Ambiente

Maioria é favorável à venda de remédios fracionados

20 jun 2007 às 15:10

Levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que o registro de apresentações de medicamentos fracionados triplicou no último ano. Em maio de 2006, eram 167 apresentações registradas na Agência; no mesmo mês de 2007 esse número saltou para mais de 500.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2005 revelou que 86% dos entrevistados são favoráveis à venda de medicamentos na forma fracionada. Dados do IBGE revelam que o brasileiro com renda mensal de até R$ 400 gasta em média 25% desse valor com medicamentos.


O fracionamento, além de reduzir os gastos da população, evita a armazenagem de remédio em casa, inibindo a automedicação e os acidentes com esses produtos. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox - 2003) apontam que o consumo inadequado de medicamentos é responsável por 28,2% dos casos de intoxicação no país.

Esses e outros dados sobre a Política de Medicamentos Fracionados foram apresentados pelo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano, e pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, nesta quarta-feira (20), na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.


Continue lendo