Os médicos brasileiros, formados no País, inscritos na primeira etapa de seleção do programa Mais Médicos terão até a próxima terça-feira (18) para se apresentarem nos municípios. O começo das atividades deve ser combinado com o gestor local. Já as inscrições para brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) terminam neste domingo (16) e, segundo o Ministério da Saúde, até a última sexta-feira (14), mais de 8,6 mil profissionais já haviam se candidatado e outros 5,9 mil, comparecido ou iniciado as atividades nos locais indicados na inscrição.
Na próxima quarta-feira (19) o Ministério da Saúde vai fazer um balanço das vagas disponíveis, resultado da soma de desistências e daquelas que não tiveram procura. Nas próximas quinta (20) e sexta (21), médicos com registro no Brasil vão escolher municípios com vagas disponíveis. Na semana seguinte, em 27 e 28 de dezembro, será a vez de médicos brasileiros formados no exterior escolherem os locais. Por fim, em 3 e 4 de janeiro de 2019, médicos estrangeiros formados no exterior fazem a opção pelas localidades com vagas.
"O edital do programa Mais Médicos é uma seleção para a ocupação de vagas de médicos nos municípios. Como em todo processo seletivo, os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa", explicou, em nota, o órgão.