Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seja solidário!

Hemepar inicia a campanha "Doe Sangue pelo Esporte"

Redação Bonde
06 ago 2007 às 16:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), da Secretaria da Saúde, em parceria com a Paraná Esportes e o Departamento do Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Prefeitura de Curitiba, iniciou nesta segunda-feira (6) a campanha "Doe Sangue pelo Esporte". A campanha ocorrerá durante todo o mês de agosto e tem como objetivo despertar a consciência, incentivar atletas, servidores esportistas e toda a população sobre a importância do ato de doar sangue e de cadastrar-se como doador de medula óssea.

"Todas as ações que sejam realizadas com o objetivo de incentivar e promover a conscientização para a doação de sangue e medula óssea são importantes. Uma simples doação pode ajudar a salvas muitas vidas", lembra o diretor do Hemepar, José Lúcio dos Santos. "O esporte deve estar associado a uma causa social. A imagem do esportista é de uma pessoa que cuida da saúde. Se as pessoas vêem o atleta doando sangue, elas percebem que se elas também doarem podem estar ajudando a melhorar a sua saúde e a de outros", completou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Campeão grego pelo Astera Tripolis e ex-jogador da seleção brasileira sub-15 e do Coritiba, o jogador de futebol Pepo doou sangue pela primeira vez na manhã desta segunda-feira (6). "Por envolver torcida, pessoas que gostam de futebol, a imagem do atleta pode conscientizar as pessoas", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esportes, disse que campanhas como essas, que contam com a participação de atletas, são importantes pela visibilidade que eles têm junto à sociedade.


Doação - A doação de sangue é rápida e fácil, mas para se tornar um doador é necessário seguir alguns critérios como ter de 18 a 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Para doar também é importante dormir seis horas na noite anterior e alimentar-se evitando comidas gordurosas. O doador não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não pode ter tido hepatite após os dez anos de idade. Mulheres grávidas e durante o período de amamentação e pessoas contaminadas pelo vírus da gripe não podem doar. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

Para cadastrar-se como doador de medula óssea é necessário ter de 18 a 55 anos, estar em boas condições e doar uma pequena quantidade de sangue. Somente após a confirmação de compatibilidade é possível realizar o transplante de medula. O Hemepar fica na rua João Prosdócimo 145, no Alto da XV. O telefone é 3281 4000. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e no sábado, das 8h às 17 h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade