A partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, todas as gestantes que tiverem seus bebês em maternidades públicas e privadas de Curitiba farão o teste rápido para detecção do vírus da aids antes de entrar na sala de parto. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, durante palestra na solenidade de instalação do Comitê de Saúde da Câmara Americana de Comércio (Amcham) de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (16).
"É uma medida fundamental para aperfeiçoar o acompanhamento que já damos às gestantes e seus futuros bebês no pré-natal, com a realização do primeiro exame no início da gravidez, e reduzir ainda mais a transmissão vertical do HIV. Não poderia deixar de compartilhar essas novidade importante com todos vocês, interessados nos destinos da saúde em nossa cidade", disse Ducci. Segundo ele, deverão ser feitos cerca de 2 mil testes por mês.
Participaram do evento representantes de 56 organizações de saúde e de informática instaladas na cidade e que deverão se revezar na formação do novo comitê - o 12º da entidade.
A primeira reunião de trabalho do Comitê de Saúde deverá acontecer em meados de março. Como contribuição para a pauta de debates, Luciano Ducci sugeriu o estudo do impacto da anunciada redução geral de recursos federais sobre a área da saúde, a fim de viabilizar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).