Saúde & Ambiente

Evento quer mobilizar mais de 1000 contra a dengue

26 jan 2007 às 09:14

A dengue está controlada em Londrina, porém, a vigilância deve ser constante para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal da Saúde está buscando a mobilização da comunidade para um evento a ser realizado no dia 3 de março denominado "Londrina no Controle da Dengue". A idéia é reunir mais de 1.000 pessoas que vão visitar casa por casa da cidade realizando um trabalho educativo de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti e a dengue. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.


O telefone para inscrição pessoal ou de entidade é o disque dengue: 0800- 4001893.


O diretor de Saúde Ambiental, Maurício Barros, disse ainda que junto com a comunidade, estarão envolvidos no dia, os quase 200 agentes de controle de endemias e os 480 agentes comunitários de saúde.


Dentre as ações para conter o avanço da doença, está a aplicação de inseticida com caminhão fumacê desde o final do ano passado. A chamada operação fumacê, que é realizada em parceria com a 17ª Regional de Saúde, vai até meados de março, finalizada após cada bairro da região urbana da cidade e os distritos de Paiquerê e Irerê, receberem oito ciclos do inseticida.


Londrina não registrou nenhum caso de dengue na última semana. Conforme o balanço semanal realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de notificações de suspeitas da doença aumentou em 66 pacientes com sintomas. Com isso, saltou de 85 da semana passada para 151 nesta quinta-feira (dia 25) o número de pessoas suspeitas de estarem com a doença. Com exceção de um caso importado confirmado, originado no interior de São Paulo, na cidade de Ilha Solteira, todos os exames continuam sendo investigados.

Em relação aos números do ano passado, a secretaria recebeu na última semana, o retorno de mais 35 notificações, sendo todas negativas. Com isso, faltam os resultados de 24 exames, do total de 1.144 notificações do ano. Deste total, descontados os exames que faltam, 1.041 foram descartados e 79 casos foram confirmados, sendo 50 originados na cidade e 29 em outras regiões do país.


Continue lendo