Saúde & Ambiente

Doação de leite humano aumenta mais de 50%

29 set 2007 às 13:32

O Ministério da Saúde comemora na próxima segunda-feira (01), o Dia Nacional de Doação de Leite Humano que, este ano, tem como slogan "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece". A iniciativa, instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, visa sensibilizar a população para a importância da doação de leite humano e celebrar a atuação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR). Entre 2003 e 2007,o volume de leite humano coletado aumentou em 56,62% e a média de doadoras em 55,17%.

Neste ano, acontecerá em Brasília o evento promovido pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A solenidade será realizada no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), a partir das 9 horas. Na ocasião, será anunciada a implantação do BLH-Web, o primeiro software livre desenvolvido pelo Datasus, em com parceria da Fiocruz, que será disponibilizado para os 27 Centros de Referência Estaduais de Bancos de Leite Humano do País. A ferramenta de gestão construída na perspectiva ISO 9000 reduz o custo operacional e amplia o nível de garantia de qualidade dos serviços. Isso possibilita, por exemplo, identificar a localização exata do leite armazenado mais adequado ao atendimento de necessidades específicas dos bebês, como alergias e intolerâncias alimentares. Os interessados em obter o BLH-Web devem acessar o endereço eletrônico www.redeblh.fiocruz.br.


Também durante a cerimônia será divulgada a ampliação da Rede BLH-BR, com a implantação de mais cinco bancos de leite humano, nos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Tocantins e Amazonas, elevando para 190 o número de unidades no Brasil. Atualmente estão em funcionamento 185 bancos de leite humano e 17 postos de coleta. A extensão da Rede implica num investimento do Ministério da Saúde da ordem de R$ 200 mil.


Durante o evento de segunda-feira, será anunciada a ampliação de 25% da cobertura do Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano. Este programa faz parte do sistema de garantia de qualidade da RedeBLH-BR, que representa uma auditoria externa do sistema de controle de qualidade praticado pelos bancos de leite humano em sua rotina diária de trabalho.


Nos estados, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano também será marcado por atividades de estímulo à doação de leite humano e pela divulgação das ações desenvolvidas pelos bancos de leite. O público-alvo é formado pelos coordenadores dos bancos nos estados e municípios, pelos profissionais que atuam nestes serviços e em instituições de saúde credenciadas como "Hospitais Amigo da Criança", entidades de classe e corporações de bombeiros militares, entre outras.


As corporações de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal estão entre as instituições homenageadas durante a solenidade, pela efetiva contribuição na coleta de leite humano. Essa parceria existe atualmente em pelo menos 12 estados brasileiros: DF, RJ, SP, PR, PE, RN, MG, SC, BA, CE, PA e AP.


Diferente dos anos anteriores, em que artistas ou modelos foram indicadas como madrinhas da campanha nacional de doação de leite humano, esse ano a escolhida foi uma doadora do HRAN. Vanessa Macedo Motta emprestou sua imagem e a do filho Miguel, hoje com quatro meses de vida, para ilustrar os 50 mil cartazes e um milhão fôlderes da campanha que serão distribuídos a todos os bancos de leite humano do País, aos Hospitais Amigo da Criança; secretarias estaduais de saúde e secções regionais da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

*Com informações da Agência Saúde


Continue lendo