Saúde & Ambiente

Consumir produtos in natura exige muita atenção

02 mai 2007 às 16:45

A aparência de um alimento em suas condições naturais (in natura) diz muito sobre sua adequação para o consumo. "Como eles não são rotulados, o consumidor deve ser exigente quanto à sua aparência e cheiro", afirma Murilo Diversi, biólogo e especialista em Alimentos do Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Carnes, aves e peixes devem ser mantidos sob refrigeração. "É preciso observar a limpeza e a organização do local onde estão armazenados e se há espaço para circulação do ar frio", orienta Evanise Segala, subgerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Municipal.


Renata Molina, assistente de Direção do Procon-SP, aconselha o consumidor a evitar carnes manipuladas com freqüência. "Após o corte da peça, ela deve ser guardada pelo manipulador na câmara fria para evitar contaminação", diz. "E o funcionário que corta a carne não pode ser o mesmo que dá o troco ao consumidor."


É bom evitar frutas e legumes muito maduros, amassados ou com a casca adulterada e levar em conta se a quantidade comprada é adequada para o número de pessoas que vai consumir para evitar desperdício. "Prefira produtos da época, pois costumam ter o preço mais em conta e menor quantidade de agrotóxico", lembra Murilo Diversi.


Os principais cuidados com alimentos


Carne - Deve ter uma coloração avermelhada, cheiro característico e não pode ser acompanhada de líquido escuro. Importante ser mantida sob refrigeração. Deve ser moída apenas na hora da compra na frente do cliente.


Aves - Têm cheiro característico que denuncia sua qualidade e devem ficar em local refrigerado.


Peixes - Os olhos devem ter a superfície transparente e brilhante, as guelras devem ser bem vermelhas e as escamas não podem soltar-se facilmente. A refrigeração é importante, porque o produto é altamente perecível.


Grãos - A presença de pó indica que há insetos no alimento. Cuidado com o cheiro de mofo. O amendoim in natura deve ser evitado, pois é veículo do fungo aspergillus flavus que produz a toxina aflatoxina (cancerígena). Dê preferência ao industrializado com selo da Abicab.


Ovos - É recomendável evitar consumi-los crus para evitar a contaminação pela bactéria - um organismo naturalmente presente no trato intestinal das aves. A casca deve ser
lavada cuidadosamente e mergulhada por 15 minutos em uma solução composta de 1 litro de água mais uma colher de sopa de água sanitária. Essa alimento deve ser muito bem processado (cozido o frito).


Frutas - Evite as amassadas, arranhadas ou muito maduras.

Verduras - Dar preferência aos exemplares da estação e evitar as folhas amassadas e queimadas.


Continue lendo