A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (21) mais 16 casos de dengue em Londrina, elevando para 125 o total de casos da doença. Conforme balanço semanal, dos 16 casos 14 são autóctones e dois são importados.
De acordo com informações da gerente de Epidemiologia da secretaria, Sonia Fernandes, a região leste continua à frente dos casos de dengue liderando o ranking por região, com 52 casos.
Uma morte por dengue hemorrágica já foi confirmada: Maria Isabel Gil dos Reis, de 58 anos, morreu na madrugada de segunda-feira (19). Quantas outras mortes serão necessárias para que a população se conscientize?
A única saída para evitar o agravamento desta situação é a conscientização da população. Os focos precisam ser eliminados, já que 90% deles são encontrados nos quintais de residências. A prevenção deve ser diária, já que cada ovo do mosquito pode viver até por 01 ano.
Tarefas que devem ser cumpridas diariamente, urgentemente:
Descarte ou guarde em local apropriado tudo que acumule água: pneus velhos, garrafas pet, garrafas, latas, embalagens, copos plásticos e tampinhas de refrigerantes. Não deixe água acumulada em vasos de plantas. Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar fechados, sem fresta, para impedir a entrada do mosquito. Também é muito importante fechar sacos plásticos e manter a lixeira tampada e seca.