Saúde & Ambiente

Cascavel tem 1º caso de dengue autóctone do ano

31 jan 2007 às 12:03

A Secretaria Municipal de Saúde através do Controle de Endemias de Cascavel confirmou os dois primeiros casos de dengue do ano, sendo um autóctone (contraído fora do município).

De acordo com a diretora de Endemias, Cristina Carnaval, ainda existem 21 notificações de suspeita de dengue importada. Para evitar novas ocorrências a Secretaria já está fazendo a borrifação com Cipermetrina Delta - veneno não tóxico a população - com uma bomba costal, numa abrangência de nove quadras da região em que foram localizados os casos.


Cascavel apresentou índice elevado de infestação predial com larvas do mosquito Aedes Aegypti. A coleta de material realizada no início do mês apresentou uma média de 4,8% de estratos com depósitos positivos. A porcentagem estabelecida pelo Ministério da Saúde de 1%.


Surto da doença


Os municípios de Ubiratã (96 km ao sul de Campo Mourão) e Santa Helena (113 km ao norte de Foz do Iguaçu) enfrentam surtos de dengue nesse início de ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o final da semana passada 42 casos de dengue em Ubiratã e 18 em Santa Helena. No primeiro município, todos os casos são autóctones, isto é, as pessoas contraíram a doença no local. Em Santa Helena, 14 casos são autóctones e quatro são importados (a doença foi contraída em outra região).

Além de Ubiratã, Santa Helena e Cascavel, foram confirmados casos de dengue autóctone em Foz do Iguaçu (cinco ocorrências), Santa Terezinha de Itaipu, Apucarana, Maringá e Londrina (um cada). Todos os casos autóctones e importados confirmados eram quadros de forma clássica da doença.


Continue lendo