Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Campanha contra pólio e sarampo é prorrogada

Redação Bonde com N.Com
03 set 2018 às 12:37
- Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo foi prorrogada até o dia 14 de setembro. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, na tarde desta segunda-feira (03).

O município de Londrina alcançou a imunização de 80% do público-alvo da campanha. O cálculo inclui as imunizações do sábado (1º), quando a Secretaria Municipal de Saúde promoveu atividade extraordinária em prol da campanha nacional. Mesmo assim, o volume de crianças vacinadas ficou abaixo do esperado, uma vez que a expectativa era atingir até 95% das crianças entre 12 meses a menores de 5 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até o momento, a SMS conseguiu imunizar 20.955 crianças contra o sarampo e aplicar 21.027 doses da vacina contra a paralisia infantil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Somente no sábado, foram aplicadas 1.431 doses de vacinas, sendo 963 delas referentes à campanha, ou seja, foram vacinadas 467 crianças contra o sarampo e aplicadas 496 doses contra a paralisia infantil. As demais doses referiram-se à imunização contra outras doenças pertencentes ao calendário vacinal.

Publicidade


O secretário de Saúde, Felippe Machado, lamentou o resultado em Londrina. "Os números estão abaixo do esperado. Nós trabalhamos durante toda a campanha para atingirmos 100% do público-alvo e, se não fosse possível, pelo menos, 95%. Abrimos as unidades de saúde em dois sábados diferentes, visitamos todas as escolas da rede municipal e disponibilizamos as doses em todas as UBS e mesmo assim conseguimos atingir 80% do público-alvo. Não adianta o poder público disponibilizar as vacinas, se os pais e responsáveis não se conscientizarem da importância de imunizar as crianças", disse.


A imunização de 95% das crianças entre 12 meses e menores de 5 anos significaria vacinar 26 mil pequenos em Londrina. A dose concedida durante a campanha nacional foi a tríplice viral, que engloba a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola.

Publicidade


Sobre as doenças


O sarampo é uma doença de fácil transmissão e seu contágio se dá pelo ar, visto que é uma virose de transmissão respiratória. Ela pode atingir tanto crianças quanto adultos. Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, além de mal-estar, e tosse seca e persistente.

Já a paralisia infantil é uma doença infecciosa grave, que pode causar paralisia permanente em determinados músculos. Ela não possui tratamento específico e a única maneira de previni-la é com a vacina. No Brasil, o último caso foi registrado em 1990.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade