Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Independência

Brasil começará produzir a vacina contra o rotavírus

Redação Bonde
22 out 2007 às 12:16
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil começará a produzir a vacina contra o rotavírus - (responsável por cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos), rompendo a dependência existente hoje para a aquisição deste imunobiológico. Para isso, mais uma etapa será vencida nesta segunda-feira (22), com a assinatura de um protocolo de intenções para a produção nacional da vacina. Esse protocolo será assinado por representantes do Ministério da Saúde, a Fiocruz, Bio-Manguinhos e Fundação Butantan.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer, a partir de março de 2006, a vacina contra o rotavírus na rede pública. A inclusão dessa vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI) buscou evitar cerca de 850 mortes entre crianças menores de cinco anos. A redução corresponde a 34% do total de óbitos por gastroenterite infecciosa em menores de cinco anos, de acordo com estudos sobre o uso da vacina em crianças. Isso significa menos de 44.469 atendimentos nas unidades de saúde.

Segundo informações da Agência Saúde, do Ministério da Saúde, a vacina, que, na rede privada chega a custar R$ 200,00 a dose, é hoje ministrada em duas doses, uma aos dois meses, e outra aos quatro meses de idade, junto com as demais vacinas preconizadas no calendário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Bio-Manguinhos e Butantan , segundo o Ministério da Saúde, apresentam capacidade comprovada para produção de vacinas e atendimento da demanda do PNI.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade