Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Este mês

Aumenta em 40% o repasse à saúde da família

Redação Bonde
01 ago 2007 às 10:38
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde aumentou em 40% o repasse mensal dos incentivos para o pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Estratégia Saúde da Família (ESF) aos municípios e ao Distrito Federal. Desde a implantação da ESF, usava-se como referência para o incentivo o valor do salário mínimo por ACS implantado. Com o aumento, a partir deste mês o repasse mensal será de R$ 523,00, por agente.

O novo valor foi acordado entre o MS e os Conselhos Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde) e fixado pela portaria 1761, publicada no último dia 24.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O aumento deve servir de incentivo à formalização dos vínculos trabalhistas dos ACS, profissão que registra alto índice de informalidade. Agora, com o reforço do Ministério da Saúde, os gestores deverão ter condições de contratar os agentes e assegurar a eles todos os direitos trabalhistas. De acordo com o Ministério da Previdência Social, o custo de formalização de um vínculo trabalhista é de 20% para cobrir encargos da seguridade social. O depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é de 8%, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. "A alegação dos gestores era a de que os recursos não eram suficientes", explica o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do MS, Luis Fernando Rolim Sampaio. Para viabilizar o aumento, o Ministério da Saúde vai investir R$ 498 milhões no próximo ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A estratégia de Saúde da Família prevê a Atenção Básica de Saúde da população nas comunidades. As equipes têm uma formação mínima de um médico generalista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Atualmente, a Saúde da Família conta com 221.177 ACS. "Queremos reduzir a precarização nas relações de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, um profissional que faz a diferença na atenção básica brasileira", afirma o diretor do DAB. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, entre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde estão o cadastramento domiciliar, ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade onde atua, o cuidado dos indivíduos e das famílias e postura pró-ativa frente aos problemas de saúde-doença da população.


Os valores dos incentivos financeiros para as equipes de ACS implantadas são transferidos a cada mês, tendo como base o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) registrados no cadastro de equipes.

Ministério da Saúde


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade