Saúde & Ambiente

Anvisa interdita 19 lotes de leite em todo o Brasil

10 nov 2007 às 10:58

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta sexta-feira (09), a interdição em todo o País de 19 lotes de leite das marcas Parmalat, Calu e Centenário. A Agência tomou a iniciativa após receber laudos do laboratório de saúde pública do estado de Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), informando que foram constatadas "não conformidades" em 19 lotes de leite tipo longa vida UHT integral das três marcas. Nenhum dos testes, porém, apresentou soda cáustica ou água oxigenada no leite analisado.

Os laudos da Funed apontaram que as amostras dos 19 lotes de leite estavam em desacordo com padrões de identidade e qualidade considerados pela legislação (do Ministério da Agricultura e da Anvisa). Os parâmetros que apresentaram maior índice de inadequação, segundo as análises laboratoriais, foram os de sódio e sacarose, substância não permitida pela legislação brasileira. Como medida de precaução e prevenção à saúde da população, a Anvisa determinará a interdição cautelar desses lotes no comércio de todo o país.


As Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios já estão sendo orientadas a executarem a interdição dos lotes de leite cujas amostras foram analisadas pela Funed a pedido da Anvisa e do Ministério Público Minas Gerais, que solicitou os testes com as marcar Parmalat, Calu e Centenário. Duas resoluções da Agência, determinando a interdição cautelar dos lotes, serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (12).


Precaução – Os estoques de leite cujos lotes serão interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda, locais sujeitos à fiscalização sanitária. As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite constam do rótulo do produto. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto.

A população pode apresentar o leite (cujo lote está interditado) ao estabelecimento comercial em que o produto foi adquirido e ainda informar ou encaminhar o leite à Vigilância Sanitária estadual ou municipal. A Anvisa recomenda ainda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no produto – como a cor, o cheiro ou o paladar – o consumidor também comunique o fato à autoridade sanitária local. Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica. Mais informações pode ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br.


Continue lendo