Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento!

Rolândia registra uma morte por dengue e Sesa alerta para índice de infestação do mosquito

Redação Bonde com AEN
07 dez 2022 às 10:15

Compartilhar notícia

- Pedro Ribas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou, nesta terça-feira (6), o novo boletim semanal da dengue com 115 novos casos no Paraná. O documento aponta a morte de um paciente em Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina, além de outros dois óbitos - em Foz do Iguaçu e Maripá.


Ao todo, são 1.790 confirmações em 186 municípios do Estado, 23.990 notificações da doença e 5.099 casos em investigação. Os números referem-se ao atual período epidemiológico, iniciado em 1º de agosto de 2022. Também foram confirmados dois casos importados de Chikungunya no Paraná.


“A Sesa se mantém em alerta constante com os casos e óbitos que ocorrem no Estado por conta da dengue. Nesta semana estamos reunidos em um grande evento em Curitiba com agentes comunitários de endemias e gestores para atualizarmos ações estratégicas no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


A pasta também divulgou o 6º Informe Entomológico com os dados de infestação predial. O índice é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No período entre 14 de outubro e 2 de dezembro deste ano, 389 municípios realizaram levantamento entomológico para o Aedes aegypti, sendo que 19 encontram-se em situação de risco e 173 em alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.112 casos em 2024

Paraná registra mais 112 casos de coqueluche

Imagem de destaque
Temas sensíveis

Redes sociais viram ferramenta para urologistas discutirem saúde sexual masculina

Imagem de destaque
Saúde

Mortes por AVC caem no Brasil, mas aposentadorias por invalidez dobram

Imagem de destaque
Saiba mais

Exposição a calor extremo de menores de 1 ano aumentou 250% no Brasil de 2014 a 2023


O informe aponta também que mais de 70% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos.


O PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue) define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene, ou possa vir a armazená-la, e que esteja acessível à fêmea do mosquito, ou seja, onde a ela deposita seus ovos.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo