A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou o primeiro óbito em decorrência da dengue em Ibatiá, no Norte Pioneiro do Paraná, segundo o informe semanal divulgado nesta terça-feira (22) pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental.
A morte registrada é de uma adolescente de 15 anos, sem comorbidades prévias, residente no município de Abatiá, pertencente à 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.
Leia mais:
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Segundo o documento, também foram registrados 238 novos casos da doença. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 24.297 notificações, 2.937 casos confirmados e agora uma morte em decorrência da dengue.
No total, 350 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 222 possuem casos confirmados.
Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 10 casos de Chikungunya, sendo registradas 187 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações.