A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou o primeiro óbito em decorrência da dengue em Ibatiá, no Norte Pioneiro do Paraná, segundo o informe semanal divulgado nesta terça-feira (22) pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental.
A morte registrada é de uma adolescente de 15 anos, sem comorbidades prévias, residente no município de Abatiá, pertencente à 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.
Leia mais:
IA lê prontuários e detecta violência contra mulher 92 dias antes de caso se agravar
Emagrecimento rápido e bariátrica podem causar pedras na vesícula e perda do órgão
Veja os índices de reajuste esperados para os planos de saúde em 2025
Londrina recebe cinco novas ambulâncias de suporte básico
Segundo o documento, também foram registrados 238 novos casos da doença. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 24.297 notificações, 2.937 casos confirmados e agora uma morte em decorrência da dengue.
No total, 350 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 222 possuem casos confirmados.
Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 10 casos de Chikungunya, sendo registradas 187 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações.